quarta-feira, 11 de agosto de 2010

POSTURA E ÉTICA NO ESPORTE...

por: Alexsandro Damas
As competições proporcionam aos atletas a oportunidade de demonstrarem suas destrezas e habilidades esportivas as quais adquiriram mediante horas e anos de treinamento e esforço. Os atletas ainda se dedicam sempre se esforçando para realizar o melhor em cada evento que participam, visando também enriquecerem suas experiências competitivas e de socialização para assim ampliarem seu conhecimento intelectual mediante o contato com atletas de culturas, costumes e lugares diferentes e diversos.

Isto significa que não se deve valorizar somente e excessivamente o lugar ou colocação de chegada no podium. O desafio porém advém também da motivação e estimulo para que cada atleta, ou educando, possa superar a si mesmo e reconhecer seu potencial para realizar o melhor, pois isto faz toda a diferença na vida esportiva e principalmente social mediante o desenvolvimento de uma consciência cidadã, o que vem a contribuir em muito para a evolução humana do atleta enquanto ser.

Neste sentido o desenvolvimento de um atleta requer um amplo e diversificado conhecimento do professor e/ou técnico o qual não deve visar somente resultados, mas aliar a isto as conquistas pessoais do atleta ou desportista, sendo tal abordagem o maior desafio a ser estabelecido. Entretanto alguns aspectos são de suma importância na formação de um atleta, por exemplo, a responsabilidade a qual deve ser abordada como um fator primordial a ser incutido no processo de desenvolvimento do atleta, onde este deve ter a noção mínima desse implicador, o que significa ao mesmo respeitar as palavras e o espírito das regras. Conhecer sobre as mesmas e saber se portar o que lhe propiciará uma condição de postura e conduta ética enquanto desportista o que transcenderá á sua condição de cidadão e principalmente de ser humano.

Já aqueles que não se portam de maneira digna e honesta, onde prevalece a máxima da lei da vantagem desmedida e a qualquer custo, na maioria das vezes o fazem por falta de orientações adequadas, postura digna e ética de quem esta a frente. No entanto podemos perceber a importância de uma postura coerente e sensata aliada a um conhecimento diversificado e amplo do professor/orientador/treinador os quais devem respeitar as palavras juntamente com o espírito das regras e zelar por uma conduta ética e moral por ser este o espelho e responsável também pelo desenvolvimento do caráter social adquirido da pratica esportiva e que transcende á cidadania.

Portanto deve-se atentar para o conhecimento das regras que regem determinadas atividades e estabelecer no seu cotidiano um manual destas com a participação na elaboração das mesmas dos educandos, para que estes exerçam na prática a sensação do respeito ás mesmas, considerando-se ainda que eles próprios se auto puniram mediante a transgressão a alguma das leis pré-estabelecidas.

Pois todas as modalidades são geridas por regras as quais determinam a organização de uma determinada modalidade esportiva ou atividade física bem como seus regulamentos e estes aspectos devem fazer parte do aprendizado e aperfeiçoamento esportivo agregando-se a este aspecto social um programa de desenvolvimento motor, psicológico, afetivo e emocional.