quarta-feira, 25 de agosto de 2010

DIALOGO ESPORTIVO MUNICIPAL

O 1º Dialogo Esportivo advêm das experiências oriundas do Projeto Intervenção Esportiva, onde buscamos com esta ação apresentar e fomentar uma diretriz importante do aspecto de se planejar programas esportivos que atenda o referido público infanto juvenil e dentro deste contexto esta proposta prima por difundir e expandir oportunidades através de temáticas permeadas pelo esporte o qual envolve questões sociais incutidas no cotidiano dos educandos os quais muitos não participam de nenhum tipo de programa de atenção a qualidade de vida, onde os cuidados através da prática esportiva voltada para a formação de indivíduos autônomos venha contribuir ainda para se estabelecer debates e participação ativa no processo de transformação e desenvolvimento da comunidade que habitam.

Portanto lançamos mão do esporte por este se tratar de um instrumento pedagógico de interação e integração de finalidades gerais dentro da educação, da saúde, da socialização, do turismo, da economia, da cultura entre outros por possibilitar uma formação individual e cidadã, aonde o esporte venha a ser um mecanismo para a exploração de novos sentidos e significados o qual permite a exploração e o exercício da ação em diferentes situações, estágios e níveis.
Contudo com o tema: Discutindo Planejamento e Aspectos Sociais Esportivos de Transformação, Cidadania e Valorização vislumbramos uma abordagem estratégica acerca das questões de se estabelecer planos que proponham de fato a valorização e transformação humana mediante o transversalização da aplicação pratica da ação.


Sendo o esporte e o lazer um mecanismo para a formação intelectual humana, fator de inclusão e interação social e na perspectiva de se buscar e estabelecer novas formas de intervenção e planejamento do esporte na cidade, buscamos por este a realização de um Dialogo Esportivo mediante a busca de apoio e parceria junto ao poder publico loca da cidade de Uberlândia juntamente com a participação e auxilio das entidades ligadas ao esporte.
Sabemos que é difícil encontrar no país governos municipais que se preocupem com a questão do esporte e dêem o valor devido ao mesmo. Mas o esporte com toda sua diversidade deve ser incentivado, pois ajuda a diminuir a ociosidade e a freqüência de crianças, jovens e adolescentes nas ruas e desviando a atenção destes do envolvimento com atos e ações ilícitas, um grande problema das cidades brasileiras e não diferente em Uberlândia haja visto o grande número de ocorrências registradas envolvendo menores em atos infracionais.
Além disso com a realização deste Dialogo Esportivo pretendemos reunir atletas, professores, desportistas, comunitários, estudantes e professores de educação física interessados na elaboração de subsídios para uma política permanente de desporto para o município a fim de sensibilizar o poder publico local e toda a sociedade da importância deste planejamento enquanto estratégia de intervenção social. Tal iniciativa advém dos inúmeros debates realizados mediante a Conferência Nacional do Esporte convocada pelo Decreto Presidencial de 21 de janeiro de 2004, e realizada de 03 a 06 de junho de 2010.
Este Seminário trata-se do resultado dos trabalhos da Conferência Municipal, que teve o apoio da prefeitura através da Futel, e que tem como missão nortear a política esportiva no município e também estabelecer e implantar no calendário oficial de atividades do município de Uberlândia o Fórum Municipal Permanente do Esporte a se realizar anualmente.
Esperamos com esta proposição tratar de assuntos e apontar rumos importantes para nortear as questões do esporte na cidade. E a partir desta primeira edição possamos promover outros eventos que servirão, para se realizar uma auto-avaliação crítica, propor caminhos, apontar metas e objetivos no intuito de se descobrir falhas e equívocos juntamente com a apresentação de diretrizes para contribuir com a aquilo que deve ser reorganizado e o que de novo deve ser feito na área do esporte em Uberlândia uma vez que a cidade é modelo de organização esportiva para a região.
Acreditamos que podemos contribuir em muito para a política esportiva na cidade, pois existem pessoas altamente gabaritadas que figuram no poder publico bem como importantes personalidades do esporte local. Além disso, a importância da presença dos grandes ícones do esporte local nestes espaços exerce uma forte influência entre os adolescentes, jovens e crianças que participam do mesmo. Pois o esporte é um tema que deve ser discutido, refletido, sistematizado e reavaliado sempre, e a partir daí devem ser determinadas políticas públicas para viabilizá-lo.
E pra isso buscamos estreitar os laços entre entidades e associações de representatividade esportiva e universidades com os órgãos do poder publico no sentido de buscarmos caminhos comuns.