A INFLUÊNCIA DA FORMAÇÃO E A QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL PARA O ENSINO DO FUTEBOL DE CAMPO NAS ESCOLINHAS DE FUTEBOL DE CAMPO DA FUNDAÇÃO UBERLANDENSE TURISMO, ESPORTE, LAZER - FUTEL.
ORIENTADORA: Ms. Maria Helena Candelori Vidal
Trabalho de conclusão de curso (TCC) apresentado à Banca Examinadora
do Curso de Educação Física UNIPAC-Uberlândia/MG, como exigência
parcial para obtenção do título de licenciado em Educação Física.
O presente estudo de campo e caráter analítico-crítico teve como temática central, o ensino do Futebol e os elementos básicos para se desenvolver um processo de iniciação esportiva juntamente com a atenção para com o trabalho dos treinadores e professores de Educação Física, que atuam junto á Futel em três poli esportivos da cidade de Uberlândia-MG, cujas finalidades são orientar e programar as atividades voltadas para o ensino do futebol. A metodologia se deu pela observação, aplicação de questionário e analise dos mesmos onde buscamos identificar qual o perfil dos professores e técnicos, verificar junto aos mesmos a metodologia adotada e aplicada para o ensino do futebol e Identificar o nível de capacitação e formação continuada oferecida pela Futel e desta forma esperamos contribuir no repensar das práticas pedagógicas e ainda, explicitar qual o papel, o alcance e o significado da pesquisa desenvolvida no âmbito da formação/capacitação dos professores da Educação Física. Notamos com os questionamentos que os professores atuam a mais de dez anos nesta ou com esta atividade dos quais dois são graduados sem pós-graduação e um é provisionado e se atualizam através de cursos e palestras.
Estamos vivendo em uma época de grandes transformações culturais, tecnológicas e sociais, em meio a tantas modificações que o desempenho é justificado pela intensificação da busca incessante da melhor qualificação e produtividade, mas há ainda aqueles que duvidem de seu propósito ou eficácia.
A Qualificação profissional vem se tornando cada vez mais presente no ambiente de trabalho e, em nosso trabalho verificamos esta exigência que engloba desde a reciclagem e atualização profissional ate a capacitação, como aumento e qualificação da produtividade.
Cabe aqui uma reflexão acerca de quem é a falha, negligência e ate mesmo a incompetência profissional no desempenho e no planejamento do treinamento para crianças na iniciação do futebol, onde tais profissionais transmitem sua falta de capacidade em promover um aprimoramento adequado e transferem a responsabilidade para o garoto, o qual não foi bem trabalhado inicialmente onde teve fases do seu desenvolvimento queimadas, pela desinformação e ate mesmo incompetência de instrutores, treinadores e ate professores que não souberam montar situações para o aprimoramento motor deste menino dentro dos aspectos físicos, técnicos e táticos, em prol de interesses particulares que operam sobre o desempenho esportivo.
As competições proporcionam aos atletas a oportunidade de demonstrarem suas destrezas desportivas as quais adquiriram durante seus treinamentos. Porém o esporte na infância deve respeitar a individualidade da criança, independente dos interesses ou objetivos das instituições, clubes, os pais entre outros. Claramente podemos detectar que nem sempre esta perspectiva de respeito ao desenvolvimento infantil é o que acontece na prática, merecendo a atenção de professores, no sentido de captar, dentro da literatura especializada, as sugestões de propostas adequadas para intervenção nesta fase.
Sendo assim, podemos concluir que nossos entrevistados graduados consideram importante a capacitação e a fazem através de cursos promovidos pela Futel, se atualizam através de revistas e materiais de apoio para a melhoria da qualidade do serviço e suas aspirações são se manter na área e procurar melhorias profissionais dos referidos cursos. Os não graduados provisionados pensam em um curso superior.
Palavra(s) chave(s): Futebol, Especialização, Capacitação e Professor.
WELLINGTON TEODORO CUNHA
Uberlândia-MG, dezembro de 2007
Nenhum comentário:
Postar um comentário